Os Quatro Elementos - Mistérios Antigos
The Visit  -  Loreena Mckennitt
The Mask And Mirror  -  Loreena Mckennitt
The Book Of Secrets  -  Loreena Mckennitt
Live In Paris And Toronto  -  Loreena Mckennitt
Parallel Dreams  -  Loreena Mckennitt
A Day Without Rain   -   Enya
Paint The Sky With Stars  -  Enya
Shepherd Moons  -  Enya
Watermark  -  Enya
The Memory Of Trees  -  Enya
The Celts  -  Enya
Elemental  -  Loreena Mckennitt

 

 

 

 

 
Os Quatro Elementos
 
 

A natureza encerra diversos mistérios e são estes que vem poluindo as mentes dos imprudentes e despertando o interesse dos estudiosos e dos pesquisadores há diversos séculos, pois os elementos, nela contido, são os princípios básicos da criação e estruturação do todo o universo.

Desde a época dos Egípcios, dos Celtas, dos Romanos, dos Gregos e de outras civilizações animistas, os elementos da natureza foram divinizados e a eles associados vários deuses de onde se extraíram rituais e símbolos misteriosos com finalidades, muitas vezes heterodoxas, para benefícios próprios, de uma sociedade ou simplesmente com fins especulativos.

No século XVI, além de Paracelso, outros sábios estudaram os elementos da natureza, correlacionando com os elementais, entre eles Christian Rosycross; diz a lenda que após três anos em Damcar, empreendeu uma viagem a Fez, onde se pôs em contato com os chamados "Seres Elementais" os quais lhe revelaram seus mistérios e segredos. Posteriormente fundou a "Fraternidade Rosa-Cruz".

Recentemente, no século XIX, tivemos os estudos de Eliphas Levi, que costuma ser considerado como o mago mais destacado de sua geração. Levi estudou as teorias de Paracelso sobre a Luz Astral, que impregna a totalidade da natureza e sobre o microcosmo e o macrocosmo. Os elementos contidos na natureza podem e devem ser usados pelos magos nas invocações de seres elementais ou de outros espíritos, segundo ele, "a vontade humana é uma força tão real como a do vapor ou da corrente galvânica".

Nas últimas décadas do século XIX, vimos com destaque as obras de Helena P. Blavatsky, que mesmo enfrentando críticas e preconceitos na época, fez estudos minuciosos sobre todas as formas de cultos e sobre a existência dos conhecimentos ocultos e esotéricos, inclusive sobre todos os reinos da natureza. Abordou o tema sobre os elementais de uma forma própria, colocando-os como "espíritos" bons ou maus, ligados aos elementos e sujeitos às leis universais do positivo e do negativo. 

Sobre o elemento éter, considerado como o "quinto", é o espaço celeste radiante acima do ar, onde os Devas vivem e se desenvolvem espiritualmente. "O Éter está para os Devas assim como a água está para os peixes".

Finalmente, citarei Geoffrey Hodson que teve a coragem de mostrar ao mundo a existência dos Seres Elementais, como construtores e guardas da natureza com um corpo, não tão sutil como os Anjos e nem tão denso como o dos Homens; "O Senhor Hodson captou do modo mais admirável o tom eminentemente alegre da existência dos espíritos da Natureza, que vivem em perfeita sintonia com os desígnios divinos".

Os recipiendários, de diversas ordens iniciáticas como os Pitagóricos, os Templários, os Rosa-Cruz, os Maçons e outras, são experimentados nas suas iniciações pelos quatro elementos: o ar, a terra, o fogo e a água, com a finalidade de adiar ou formar homens justos e perfeitos.

Também temos que sempre ter em mente que foi na natureza que os primeiros médicos, alquimistas e magos se inspiraram e pesquisaram sobre as ervas, as plantas e os minerais com finalidades curativas.

 

Não poderia deixar de homenagear Paracelso com esta página (clique link Paracelso), pois foi ele quem estudou e classificou primeiramente os elementais: "Eles vivem em quatro elementos: os Gnomos, no elemento terra, as Ondinas, no elemento água, os Silfos (ou Silfides), no elemento ar e as Salamandras, no elemento fogo".

 

 

Elemento Terra Touro - Elemento Terra Virgem - Elemento Terra Capricórnio - Elemento Terra
Signo
Qualidade
Regente
Símbolo
Lema
Touro
Fixo
Vênus
Touro
Eu tenho
Virgem
Mutável
Mercúrio
Virgem
Eu sirvo
Capricórnio
Cardinal
Saturno
Cabra
Eu domino

 

Elemento Ar Gêmeos - Elemento Ar Libra - Elemento Ar Aquário - Elemento Ar
Signo
Qualidade
Regente
Símbolo
Lema
Gêmeos
Fixo
Mercúrio
Gêmeos
Eu comunico
Libra
Cardinal
Vênus
Balança
Eu peso
Aquário
Fixo
Urano
O Aguadeiro
Eu generalizo

 

Elemento Fogo Áries - Elemento Fogo Leão - Elemento Fogo Sagitário - Elemento Fogo
Signo
Qualidade
Regente
Símbolo
Lema
Áries
Cardinal
Marte
Carneiro
Eu sou
Leão
Fixo
Sol
Leão
Eu crio
Sagitário
Mutável
Júpiter
O Arqueiro
Eu filosofo

 

Câncer - Elemento Água Escorpião - Elemento Água Peixes - Elemento Água Elemento Água
Signo
Qualidade
Regente
Símbolo
Lema
Câncer
Cardinal
Lua
Caranguejo
Eu sinto
Escorpião
Fixo
Plutão
Escorpião
Eu controlo
Peixes
Mutável
Netuno
Peixe
Eu creio

 

 "Terra" - "Ar" - "Fogo" "Água" "Paracelso"

 

 

 

 

 
Indique Mistérios Antigos... Adicione Mistérios Antigos aos Favoritos Clique aqui para imprimir esta página... Home - Ir para a Página Principal do Site Mistérios Antigos Menu - Clique no link desejado... Sua Opinião é Importante ! Ir para Mitologia dos Signos No momento você está acessando  Os Quatro Elementos... Ir para Página Inicial de Astrologia... Ir para Peixes Ir para Aquario Ir para Capricornio Ir para Sagitário Ir para Escorpião Ir para Libra Ir para Virgem Ir para Leão Ir para Câncer Ir para Gêmeos Ir para Touro Ir para Áries
Página Principal do Site Mistérios Antigos Paracelso